terça-feira

Asa Filho mantém tradição do Reisado em São Vicente

A ORCARE, Organização Cultural e Artística Reisado de São Vicente, funciona na sede do Distrito de Tiquaruçu, Feira de Santana, Bahia, foi fundada em 20 de julho de 2003. Tem como objetivo principal fortalecer a nossa cidadania, resgatando nossas culturas de Raízes, na qual fomos todos criados.

O cantor e Compositor Asa Filho, nascido no distrito, vem ao longo dos anos trabalhando neste projeto da Festa de Reis, fortificando a nossa cultura regional, tendo como exemplo as apresentações do grupo Reisado de São Vicente, que vem se destacando hoje no cenário nacional. Matérias diversas já foram exibidas pela TV Globo, TV Bahia, TV Subaé e recentemente a TVE tem mostrado a essência da nossa cultura em diversas apresentações de grupos localizados em todas as cidades do estado da Bahia.

O grupo é formado de 14 homens e 10 mulheres, sambistas tocadores de tambor e pandeiro, viola e sanfona. Cantadores dos labores de nossas caatingas, cada qual carregando consigo o sabor do suor do seu rosto quando escorrido no trabalho braçal. As cantigas de roda, adivinhações, batuques do nosso recôncavo também são valorizados, pois é na poesia de um cantador e tantos outros é que encontramos os versos para serem propriamente cantados.

“Nosso próximo passo agora é a execução de um projeto de um livro e um CD intitulado de Apelos e Canções, que está sendo elaborado, com recursos do Fazcultura, na esperança de capitação, para que esta “Obra” venha coroar a nossa luta em Feira de Santana”, Asa Filho é o autor deste trabalho que ele considera um compendio. Lembrando que este trabalho foi elaborado muito antes da fundação do grupo, mas o autor atrela a ORCARE pelo fato do mesmo pertencer a Academia de Letras e Ares de Feira de Santana.

Depois da fundação do grupo de Reisado de São Vicente, veio a reflorescer com mais profissionalismo os outros grupos que mantinham os seus trabalhos em estado de hibernação. As Quixabeiras da Lagoa da Camisa e Matinha, claro, não se viram ameaçados e sim fortificados. Precisamos sim, sermos mais compreendidos e valorizados. Feira de Santana precisa abraçar suas culturas e realmente estão aí dispostos a fazer Cultura. Não podemos ser nivelados por um. Cada qual com seu talento, diversificando esta gama de poetas cantadores, autores e atores.

A cidade cresce em todos os aspectos, mas sem a educação e a cultura lá na frente ela vai sofrer por ser letal. È preciso levar a nossa arte para o campo do conhecimento, “nas escolas nas ruas nos campos e nas construções”.


Asa Filho – 75 3483 2740 e 3224 1238 - Rua H, 331 Cj. João Paulo II
Membro da Academia de Letras e Artes de Feira de Santana
Endereço eletrônico:
agustinhodeziza@yahoo.com.br
Nível superior completo.
Fundador da ORCARE e ORACC - Cidade da Cultura – espaço direcionado funcionando em Feira de Santana de quinta a sábado que tem como preservação a Caatinga e o tema Vaqueiro, na rua H 170 Conjunto João Paulo II Feira BA.

Nossos agradecimentos ao poeta Asa Filho

Nenhum comentário: