domingo

Salvador, a Capital Afro do Brasil

Por Géssica PedrosoA história da cidade de Salvador inicia-se 48 anos antes de sua fundação oficial com a descoberta da Baía de Todos os Santos, em 1501. A maior baía brasileira, batizada com o nome “Todos os Santos” por ter sido oficialmente reconhecida por uma expedição Comandada por Gaspar de Lemos, acompanhado por Américo Vespúcio, em 1º de Novembro de 1501, reunia qualidades portuárias e de localização, o que a tornou referência para os navegadores, passando a ser um dos pontos mais conhecidos e visitados do Novo Mundo.
Salvador já nasceu cidade, capital do Brasil, sem nunca ter sido província, condição que perdeu em 1763, quando a capital do Brasil passou a ser a cidade do Rio de Janeiro. Em meados do século 16, serviu como maior porto de entrada de escravos africanos no Brasil. A cidade herdou costumes e tradições da África e é hoje um exemplo interessante da integração de culturas distintas, originando a mística cultura afro-brasileira.
Salvador é a terceira cidade mais populosa do Brasil (2.892.625 habitantes) pela estimativa de 2007, depois de São Paulo e Rio de Janeiro. A Região Metropolitana, popularmente conhecida como “Grande Salvador”, é constituída pelos municípios de Camaçari, Candeias, Catu, Dias d’Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Mata de São João, Pojuca, Salvador, São Francisco do Conde, Simões Filho e Vera Cruz, tem população estimada em 3,7 milhões de habitantes sendo assim a maior metrópole do Nordeste e a 7ª cidade mais populosa da América Latina logo após Cidade do México, São Paulo, Lima, Bogotá, Rio de Janeiro e Santiago. A superfície do município de Salvador é de 706,8 km². Centro econômico do estado, é porto exportador, centro industrial, administrativo e turístico, tem diversas universidades e uma base naval.
A parte mais antiga da cidade é dividida em Cidade Alta e Cidade Baixa, separadas pelo Elevador Lacerda, onde fica o Centro Histórico, e neste o Pelourinho. A Capital baiana projeta-se na Baía de Todos os Santos, assumindo um formato triangular, cujo vértice é o Farol da Barra. Dali partem duas avenidas principais: a Avenida Sete e a Oceânica. A primeira, leva para a parte antiga da Capital, chamada comumente de “Cidade”, ao passo que a segunda leva para a série de praias que se estendem da urbe até o litoral norte, passando pelos bairros mais novos e estruturados de Salvador, como Rio Vermelho, Pituba, Itaigara, Caminho das Árvores, Stiep, Costa Azul, entre outros.
Salvador é uma bela cidade, com muita história e riquíssimo acerco cultural e arquitetônico. Conhecer todas as suas igrejas, praças e monumentos é tarefa que requer bastante tempo, sem falar nas belas praias que são destino obrigatório de qualquer turista.
Entre os principais pontos de visitação podemos citar Catedral Basílica, Elevador Lacerda, Farol da Barra, Forte de São Marcelo, Lagoa do Abaeté, Memorial Irmã Dulce, Mercado Modelo, Museu da Cidade, Parque da Cidade, Parque Pituaçú, Pelourinho, Praça Castro Alves, Praça da Sé, Praia de Itapuã, Praias do Flamengo, entre centenas de outras atrações na cidade.
Além das igrejas, monumentos e praias, Salvador é a capital da maior festa popular do mundo, que o Carnaval da Bahia, que chega a atrair mais de 2,5 milhões de pessoas, que seguem os blocos em um dos três principais circuitos: Dodô (Barra-Ondina), Osmar (Barra Avenida-Campo Grande) e Batatinha (Centro Histórico). Quer seja atrás dos trios, nos cordões, ou na multidão pipocando pelas ruas ou nos confortáveis camarotes, animação é o que nunca falta no Carnaval de Salvador. Os numerosos foliões que comparecem todo ano na cidade comprovam isso.

Nenhum comentário: