sábado

Promover a cultura negra através do artesanato é o objetivo da Cultuarte
Promover a divulgação do trabalho de artesãos afrodescendentes em Salvador é a missão da Associação de Cultura e Arte da Bahia – Cultuarte, que expõe a cultura negra nas variadas obras dos artistas e desenvolve o trabalhos de nível cultural e social no Pelourinho. Criada há dois anos, a idéia da associação nasceu em uma feira de empreendedores afrodescendentes, quando um grupo de artesãos decidiu unir forças e partir em busca de apoio dos órgãos públicos. A iniciativa conquistou um ano de cursos sobre redes associativas e conceitos de empreendedorismo para finalmente a associação ser fundada.
Atividades relacionadas a planejamento, organização, ações educacionais e culturais também fazem parte do leque oferecido pela Cultuarte, que planeja iniciar neste ano oficinas de artesanato abertas para a comunidade. Diversas entidades da cidade que trabalham com artesanato contam com o apoio da associação para exposições e troca de técnicas. E este apoio já está chegando a outros municípios, como é o caso da ong Pro Vida de Cachoeira onde os jovens produzem artesanato com cabaças tem o apoio da Associação de Cultura para realizar as exposições.
Atualmente com vinte e cinco associados a Cultuarte busca artesãos jovens para integrar a equipe e abre espaço para exposição dos trabalhos nas feiras que são realizadas quinzenalmente na Praça da sé. A associação reserva 20% das vagas aos não-negros e para fazer parte desta equipe o artesão deve ter um trabalho direcionado aos valores da cultura afro.

Para conhecer mais da Cultuarte: Rua das Laranjeiras, 48, Pelourinho.Contato: 71 9157-8998.

Nenhum comentário: